Tirei esta publicação da revista Exame, em Setembro de 1996. Depois destes anos todos, já consegui descobrir alguns atalhos, e vocês?
1. Encurte o numero de horas de trabalho, independentemente do numero de tarefas que tem para fazer, mesmo sabendo que alguma coisa vai transbordar;
2. Reestruture os métodos de trabalho e concentre-se apenas no essencial;
3. Aprenda a distingir o que é urgente do que é importante. È tudo uma questão de ordem;
4. Ordene a prioridade das tarefas a executar, tendo a consciência que essa ordem pode mudar várias vezes ao dia;
5. Encare cada dia como se fosse o último. Organize-se e verá que a sua produtividade não só não baixará como aumentará;
6. Para trabalhar menos horas e produzir mais tem apenas que incutir no seu processo de trabalho agilidade, flexibilidade e qualidade;
7. Elimine várias etapas desnecessárias do seu dia, em especial aquelas em que os custos são maiores que os benefícios;
8. Mude todos os processos de trabalho a partir de mudanças em si mesmo;
9. Evite repetições de trabalho. Uma tarefa que pode ser feita por uma pessoa não deve ser feita por três. Assim poupa tempo e dinheiro;
10. Diga não a tudo o que é ineficaz e que não se enquadra nos objectivos que previamente definiu. O resultado será surpreendente;
11. Trabalhar muitas horas seguidas é claramente prejudicial. O rendimento é cada vez mais baixa e a produtividade diminui;
12. Deixe de lado a ideia de que quanto mais horas trabalhar mais bem visto será;
13. Não tenha medo de sair antes do seu chefe. Se o trabalho ficar bem feito não faz sentido ficar por lá só para queimar tempo;
14. Prepare o trabalho. Se sabe que vai ter uma reunião importante daqui a 3 semanas, não deixe acumular tudo para a véspera. Assim, não terá de adiar a reunião e evitará ser rotulado de mau profissional;
15. Não se esqueça que você pode ser eficiente sem ser eficaz;
16. Quando está no escritório, esteja mesmo lá. Não se distraia por tudo e por nada. Concentre-se mesmo no que está a fazer;
17. Quando a sua hora de entrada é às 8h00, faça mesmo um esforço para que seja mesmo às 8h00. Evite atrasos desnecessários;
18. Oriente-se para os resultados. De outra forma despenderá esforços desnecessários;
19. Não se esqueça que não é só um executante. È prioritário organizar-se com a sua equipa em torno dos objectivos de negócio;
20. Aprenda a delegar tarefas, liderar processos e orientar as pessoas;
21. Responsabilize-se e autonomize-se. Vai ver que ficará menos sobrecarregado e com mais tempo para o lazer;
22. Celebre as suas vitórias com a equipa;
23. Não pense que é sempre o dono da verdade e que só você é que faz as coisas bem feitas. Isso só o tornará duro e chato;
24. Procure as sinergias na comunicação da informação. Afinal, o que demora mais tempo a gerir é mesmo a informação;
25. Procure encontrar o prazer no trabalho. Uma vida profissional estimulante é meio caminho andado para um aumento de produtividade;
26. Leve o trabalho para o gozo, sem deixar de fazer coisas sérias. Ganhará poder de encaixe e eliminará reacções emocionais negativas;
27. Deixe de pôr as culpas dos seus fracassos no mercado, nos outros ou na crise. Seja responsável por aquilo que acontece. A partir daí tudo pode mudar;
28. Cultive o ócio e as alegrias para além do expediente. Para bem da sua saúde.
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