Com base num teste com estudantes, Csikszentmihaslyi desenvolveu um sistema que ficou conhecido como «método de amostragem da experiência».
O mais importante na experiência do "fluxo" é a relação perfeita entre o que a pessoa tinha de fazer e o que conseguiu de facto fazer.
No fluxo, as pessoas vivem o momento de forma tão profunda. e sentem-se tão completamente ao leme, que o seu sentido de tempo, lugar e até de "eu" se dilui. São, sem duvida, autónomas, mas, mais que isso, estão empenhadas.
Uma das fontes de frustração no local de trabalho é a desadequação, frequente, entre o que as pessoas têm de fazer e o que sabem de facto fazer. Quando aquilo que têm de fazer excede as suas capacidades, o resultado é a ansiedade; quando está aquém dessas capacidades, é o aborrecimento. Quando a combinação é a correcta estamos em "fluxo".
Quando dava aulas na Universidade de Chicago, o psicólogo, pediu aos estudantes que o contactassem várias vezes ao dia, a horas escolhidas ao acaso.
A determinada altura decidiu usar uma palavra grega que as pessoas usavam quando queriam referir-se aos seus momentos mais altos, a que denominou de "fluxo". Com base nos resultados, Csikszentmihaslyi, concluiu que as experiências gratificantes ocorriam quando as pessoas se encontravam em "fluxo". Isto é, quando fluímos, os resultados tornam-se claros.
O mais importante na experiência do "fluxo" é a relação perfeita entre o que a pessoa tinha de fazer e o que conseguiu de facto fazer.
No fluxo, as pessoas vivem o momento de forma tão profunda. e sentem-se tão completamente ao leme, que o seu sentido de tempo, lugar e até de "eu" se dilui. São, sem duvida, autónomas, mas, mais que isso, estão empenhadas.
Uma das fontes de frustração no local de trabalho é a desadequação, frequente, entre o que as pessoas têm de fazer e o que sabem de facto fazer. Quando aquilo que têm de fazer excede as suas capacidades, o resultado é a ansiedade; quando está aquém dessas capacidades, é o aborrecimento. Quando a combinação é a correcta estamos em "fluxo".
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