7. Podem encorajar a estreiteza de vistasAs recompensas podem limitar o âmbito do nosso pensamento e reduzir a sua profundidade. Grande parte dos do que os executivos fazem todos os dias tem como único objectivo melhorar o desempenho da empresa no trimestre seguinte, tornando-se isto numa verdadeira obsessão e concentrando recursos substanciais a assegurarem que os resultados têm bom aspecto nos gráficos. No entanto, as empresas acabam por pagar um preço elevado por não terem uma visão estratégica para lá do trimestre seguinte. Vários investigadores concluíram que estas empresas apresentam taxas de crescimento inferiores por que tendem a investir menos em investigação e desenvolvimento. Os especialistas avisam «a simples existência de prémio pode bastar para os empregados se concentrarem de forma míope nos ganhos imediatos, perdendo de vista o potencial devastador dos seus efeitos de longo prazo sobre a organização». Nos meios onde as recompensas extrínsecas têm mais importância, muitas pessoas trabalham apenas até justificarem os seus prémios, do mesmo modo, os executivos que conseguiram os seus números trimestrais muitas vezes não se dão ao trabalho de aumentar um cêntimo aos ganhos das suas empresas nem se preocupam com os seus lucros no longo prazo. A grandeza e a estreiteza de visão são incompatíveis. Talvez não haja exemplo mais claro deste perigo que a calamidade económica que atingiu a economia mundial em 2008 e 2009.
Pink, Daniel H. (2009), Drive – A Surpreendente Verdade Sobre Aquilo que Nos Motiva, Estrela Polar, Alfragide
Pink, Daniel H. (2009), Drive – A Surpreendente Verdade Sobre Aquilo que Nos Motiva, Estrela Polar, Alfragide
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