Avançar para o conteúdo principal

Madre Teresa CEO

A história da mulher anjo serviu de inspiração a um recente livro de gestão que está a criar polémica nos conceitos tradicionais.
Escrito em co-autoria por uma antiga voluntária das Missionárias da Caridade, Ruma Bose e por Lou Faust conhecido estratega de negócios, o livro do seu titulo original “Mother Teresa, CEO: Unexpected Principles  for Practical Leadership”, tem por fundo uma perspectiva puramente empresarial em que cada uma das suas 8 secções caracteriza um principio prático.  
O primeiro princípio está contido na frase: “tenha sonhos simples, mas enumere-os em voz alta e firme”. Isto é, mantenha uma visão empresarial simples (não simplista) e que permaneça junto à sua zona de conforto. O livro sugere que numa análise Swot os líderes questionem que tipos de Madre Teresa querem no seu negócio.
Uma outra lição que tem causado muita perplexidade no meio empresarial é a da frase: “para se chegar aos anjos, há que lidar com o diabo”. Este princípio releva para o facto da Madre Teresa ter aceitado dinheiro do ditador Jean Claude Duvalier (Baby Doc) para prover as necessidades da sua causa. O que está em razão é fim e não o princípio, defendendo os autores que os líderes deveriam seguir o exemplo. De facto estamos habituados a este princípio, mas em que o fim não é altruísta.
Outro princípio é que os líderes deverão incorporar em si os valores e a missão da organização. Exercer a liderança pelo exemplo e honrar a disciplina (é o caso do sari branco que a Madre sempre usou) devendo não fazer distinções entre os seus colaboradores por mais abaixo que estes se situem na cadeira hierárquica.
Outro dos princípios é o poder da dúvida, com base na crise de fé que a Madre Teresa teve mas que a levaram a ficar mais forte nas suas convicções. Enquanto líder, o dever de se auto-questionar de o caminho trilhado será o correcto deverá constituir uma missão continua. Segundo os autores este princípio é descrito como “encontrar a coragem, olhando para o medo de frente, para que possam continuar a liderar a sua organização da melhor forma”.
Livro simples, com princípios simples de senso comum e tão ligados à psicologia positiva. Não gosto muito destes livros práticos mas nunca é demais revisitá-los.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju