Avançar para o conteúdo principal

A culpa é do Antonio

“O António perde tempo a conversar com os colegas em vez de produzir, e depois queixa-se que tem de trabalhar mais tempo ao fim do dia.
O trabalho do António depende do trabalho de outras pessoas da empresa, numa sequência lógica de tarefas. Como os processos estão mal definidos, todos têm períodos de espera sem produção.
Porque não tem competência adequada, o António comete muitos erros que o obrigam a retrabalhar o que já tinha sido feito, gastando o dobro do tempo necessário.
O António presta serviço a clientes, mas quando eles têm problemas obriga-os a passar por uma tortura burocrática, com falta de informação clara e indecisão, obrigando toda a gente a perder meio-dia em vez de quinze minutos.
O António não usa eficientemente os recursos da empresa, desperdiçando-os ou usando-os em proveito próprio.
O António delega tarefas nos seus colaboradores sem lhes dar autonomia e capacidade de decisão. Depois queixa-se que eles interrompem constantemente o seu trabalho e não fazem o deles.
O António chega atrasado às reuniões da equipa, fazendo perder a empresa oito vezes quinze minutos de trabalho vezes o salário de cada um dos presentes em cada reunião. E justifica isso com a cultura local.
Porque não coopera com pessoas de outros departamentos, o António não as avisa antecipadamente que vão errar. Mas não faz mal porque elas lhe pagam na mesma moeda.
Qualquer feedback negativo sobre o seu trabalho é tido pelo António como um ataque pessoal, pelo que nunca recebe informação útil sobre a sua performance. Acha-se o melhor, apesar de ser medíocre.
Há tarefas que o António considera desagradáveis, pelo que as adia até mais não, gastando tempo em coisas que gosta de fazer mas que outros fariam melhor ou mais barato.
O António “não acredita” no planeamento e por isso não organiza os projectos por si coordenados. Para satisfazer esse capricho toda a gente desperdiça tempo, energia e recursos a produzir em cima do prazo.
Se no trabalho do António não há objectivos claros, processos bem definidos, critérios de tomada de decisão racionais e partilhados, formas de avaliação rigorosas e competência técnica exemplar, a baixa produtividade é apenas o resultado da falta de qualidade do António e do sítio onde ele trabalha.”  

Parte do artigo publicado na Revista "Executive Digest" / Julho de 2007 por Ricardo Vargas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju