A partilha de informação (boa ou má, mas séria) é uma
das melhores formas de desenvolver o sentimento de confiança e de
responsabilidades das equipas. Não confundir com comunicação.
Partilhar informação pode significar, por vezes,
revelar informação confidencial, mas transmite confiança e uma sensação de “que
estamos juntos nisto”. Ajuda a pensar melhor sobre a organização e as inter-relações
com tomada de consciência da importância das pessoas como recursos que contribuem
para o desenvolvimento organizacional.
A partilha de informação modifica comportamentos com
impactos positivos no clima organizacional e promove a aprendizagem através da transferência do conhecimento, encorajando o diálogo,
as interrogações e discussões.
Quem não tem informação precisa não pode agir de forma
responsável.
Quem tem informação precisa sente-se compelido a agir
de forma responsável.
Quando se partilha informação importante com os
colaboradores, rapidamente eles começam a actuar como fizessem parte importante
da empresa e a resolver problemas de forma criativa.
Nas empresas, quem não está disposto a partilhar
informação com os colaboradores, nunca os terá como parceiros.
O problema é que, à semelhança do nosso sistema fiscal, parte-se do principio que ninguém é confiável e que o virtuosismo está apenas em quem tem o poder da informação.
Nada de mais errado.
Nada de mais errado.
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