Avançar para o conteúdo principal

Nós e o SRT

images
O conceito de Stress foi utilizado pela primeira vez em 1977, por Hinkle e significava pressão ou exigência que obrigava a grande esforço implicando interacções entre o indivíduo e o meio.
Como envolve diversas variáveis transaccionais, é um fenómeno complexo e tem diferentes categorias: individual, familiar, profissional e social. Basicamente trata-se de um desequilíbrio entre a situação geradora de stress e a utilização dos recursos que o indivíduo tem ou percepciona ter.

Sintomas mais frequentes de stress
Dificuldade em engolir
Dor de cabeça, enxaquecas
Acidez, náuseas e tonturas
Dores no peito, costas e pescoço
Micções frequentes
Perda de memória
Gastrite, suores, prisão de ventre, diarreia
Crises de angústia, insónias
Fadiga crónica
O SRT ou, no dizer dos especialistas, stress pós-férias, não é uma doença. É uma síndrome, caracterizado por uma reacção de adaptação ao trabalho e regresso aos horários e responsabilidades. Está ligada à imagem que cada indivíduo tem de si próprio, à auto-estima, ao optimismo e confiança.
Mas as fontes de SRT não estão sempre relacionadas com a baixa auto-estima ou insegurança. Também pode ser originada por mau ambiente laboral, um chefe exageradamente autocrático ou tarefas que são humanamente impossíveis de realizar no tempo exigido.
Fontes mais habituais de stress
Meio ambiente / organizacional
Local de trabalho
Característica de personalidade
É pois importante que saibamos definir estratégias de “coping”, isto é, esforços cognitivos e comportamentais para gerir (reduzir, minimizar, controlar ou tolerar) as exigências internas/externas das interacções entre nós e o ambiente de trabalho, as quais avaliamos como excessivas para os recursos disponíveis (Folkman e tal., 1986).
Estratégias de coping
Centrado no Problema - Controlar o problema da origem do sofrimento. Afrontar a situação geradora de stress.
Centrado na emoção - Equilibrar as tensões e emoções originadas pela situação.
Evitante - Estratégia passiva (fuga, evitamento, negação, resignação, fatalismo, distracção) visando a redução da tensão emocional.
Vigilante - Estratégias de implicação, vigilância e apoio, por forma a resolver a situação.
O nível de stress depende assim, das estratégias de coping e dos recursos intrínsecos e extrínsecos (competências pessoais e ambientais) que, obviamente, variam de indivíduo para indivíduo e estão relacionadas com as características particulares e situação (tipo, gravidade, duração e grau de controlo) a enfrentar. Isto é, não há remédios melhores ou piores, há é desenvolvimento de competências.
Atitudes do trabalhador stressado
Preocupa-se com coisas sem importância
Exagera ou dramatiza situações normais
Tem uma visão pessimista de si próprio e da vida
Na procura de soluções retém as situações desagradáveis
O stress está na origem de diversos problemas físicos, psicológicos e psicossomáticos levando os indivíduos stressados a comportamentos não saudáveis e dependências que quando repetido e prolongado leva a alterações do sistema imunitário.
Segundo a publicação (2010) do Observatório de Recursos Humanos uma das dimensões mais relevante do modelo, a Satisfação decresceu 1,2 pontos, o que quer dizer que os portugueses andam mais insatisfeitos no trabalho. Cerca de 30% da população activa sofre de SRT e, devido à crise e aumento de desemprego, este valor terá tendência para crescer.
A realidade é que, é no trabalho que passamos grande parte do tempo do nosso dia e as férias é um período transitório. O problema não é regressar das férias (vocacional), o problema está na relação laboral.
Não se esqueçam que a nossa vida tem um sentido e que cada um de nós faz parte de um todo. Não nos compete a nós mudar esse todo mas sim sermos emocional e socialmente inteligentes para sabermos que temos que desenvolver competências que possam contribuir para um ambiente organizacional saudável.
Para isso temos que estar mais conscientes da realidade e mais atentos às mudanças. Eu acredito que o que fazemos no nosso dia-a-dia é aquilo que escolhemos e não porque somos obrigados. Os nossos comportamentos, as nossas decisões, os nossos amigos, etc, é fruto da nossa liberdade de escolha. Por isso é um erro descarregar essa responsabilidade nos outros.
Ainda que o nível de stress dependa das características da personalidade, há aprendizagens comuns que o podem minimizar ou evitar. Por exemplo, aprender a dizer a palavra “não” a um chefe ou colega autoritário; pedir ajuda quando não sabemos; aumentar o nosso conhecimento de forma a melhorar sustentadamente o desempenho; aprender a confiar; reconhecer publicamente o erro; tomar consciência que somos um ser que se diferencia pela sua individualidade.
Ainda que tenham um chefe autoritário e egocêntrico não percam a dignidade e exprimam sempre as vossas convicções.
Como dizia Mahatma Gandhi: “só aceito um tirano no mundo, é a pequena voz silenciosa no meu interior”. Quer dizer, a verdade está onde nunca nos lembramos de procurar: dentro de nós.
Espero que as férias tenham corrido bem e um regresso ao trabalho sem stress.
index

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju