O conceito de Stress foi utilizado pela primeira vez em 1977, por Hinkle e significava pressão ou exigência que obrigava a grande esforço implicando interacções entre o indivíduo e o meio.
Como envolve diversas variáveis transaccionais, é um fenómeno complexo e tem diferentes categorias: individual, familiar, profissional e social. Basicamente trata-se de um desequilíbrio entre a situação geradora de stress e a utilização dos recursos que o indivíduo tem ou percepciona ter.
Sintomas mais frequentes de stress |
Dificuldade em engolir |
Dor de cabeça, enxaquecas |
Acidez, náuseas e tonturas |
Dores no peito, costas e pescoço |
Micções frequentes |
Perda de memória |
Gastrite, suores, prisão de ventre, diarreia |
Crises de angústia, insónias |
Fadiga crónica |
O SRT ou, no dizer dos especialistas, stress pós-férias, não é uma doença. É uma síndrome, caracterizado por uma reacção de adaptação ao trabalho e regresso aos horários e responsabilidades. Está ligada à imagem que cada indivíduo tem de si próprio, à auto-estima, ao optimismo e confiança.
Mas as fontes de SRT não estão sempre relacionadas com a baixa auto-estima ou insegurança. Também pode ser originada por mau ambiente laboral, um chefe exageradamente autocrático ou tarefas que são humanamente impossíveis de realizar no tempo exigido.
Fontes mais habituais de stress |
Meio ambiente / organizacional |
Local de trabalho |
Característica de personalidade |
É pois importante que saibamos definir estratégias de “coping”, isto é, esforços cognitivos e comportamentais para gerir (reduzir, minimizar, controlar ou tolerar) as exigências internas/externas das interacções entre nós e o ambiente de trabalho, as quais avaliamos como excessivas para os recursos disponíveis (Folkman e tal., 1986).
Estratégias de coping |
Centrado no Problema - Controlar o problema da origem do sofrimento. Afrontar a situação geradora de stress. |
Centrado na emoção - Equilibrar as tensões e emoções originadas pela situação. |
Evitante - Estratégia passiva (fuga, evitamento, negação, resignação, fatalismo, distracção) visando a redução da tensão emocional. |
Vigilante - Estratégias de implicação, vigilância e apoio, por forma a resolver a situação. |
O nível de stress depende assim, das estratégias de coping e dos recursos intrínsecos e extrínsecos (competências pessoais e ambientais) que, obviamente, variam de indivíduo para indivíduo e estão relacionadas com as características particulares e situação (tipo, gravidade, duração e grau de controlo) a enfrentar. Isto é, não há remédios melhores ou piores, há é desenvolvimento de competências.
Atitudes do trabalhador stressado |
Preocupa-se com coisas sem importância |
Exagera ou dramatiza situações normais |
Tem uma visão pessimista de si próprio e da vida |
Na procura de soluções retém as situações desagradáveis |
O stress está na origem de diversos problemas físicos, psicológicos e psicossomáticos levando os indivíduos stressados a comportamentos não saudáveis e dependências que quando repetido e prolongado leva a alterações do sistema imunitário.
Segundo a publicação (2010) do Observatório de Recursos Humanos uma das dimensões mais relevante do modelo, a Satisfação decresceu 1,2 pontos, o que quer dizer que os portugueses andam mais insatisfeitos no trabalho. Cerca de 30% da população activa sofre de SRT e, devido à crise e aumento de desemprego, este valor terá tendência para crescer.
A realidade é que, é no trabalho que passamos grande parte do tempo do nosso dia e as férias é um período transitório. O problema não é regressar das férias (vocacional), o problema está na relação laboral.
Não se esqueçam que a nossa vida tem um sentido e que cada um de nós faz parte de um todo. Não nos compete a nós mudar esse todo mas sim sermos emocional e socialmente inteligentes para sabermos que temos que desenvolver competências que possam contribuir para um ambiente organizacional saudável.
Para isso temos que estar mais conscientes da realidade e mais atentos às mudanças. Eu acredito que o que fazemos no nosso dia-a-dia é aquilo que escolhemos e não porque somos obrigados. Os nossos comportamentos, as nossas decisões, os nossos amigos, etc, é fruto da nossa liberdade de escolha. Por isso é um erro descarregar essa responsabilidade nos outros.
Ainda que o nível de stress dependa das características da personalidade, há aprendizagens comuns que o podem minimizar ou evitar. Por exemplo, aprender a dizer a palavra “não” a um chefe ou colega autoritário; pedir ajuda quando não sabemos; aumentar o nosso conhecimento de forma a melhorar sustentadamente o desempenho; aprender a confiar; reconhecer publicamente o erro; tomar consciência que somos um ser que se diferencia pela sua individualidade.
Ainda que tenham um chefe autoritário e egocêntrico não percam a dignidade e exprimam sempre as vossas convicções.
Como dizia Mahatma Gandhi: “só aceito um tirano no mundo, é a pequena voz silenciosa no meu interior”. Quer dizer, a verdade está onde nunca nos lembramos de procurar: dentro de nós.
Espero que as férias tenham corrido bem e um regresso ao trabalho sem stress.
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