Avançar para o conteúdo principal

Faço parte da Equipa?

imagesAntónio Miguel era considerado um dos melhores profissionais da empresa onde trabalhava. Depois das férias foi convidado por empresa concorrente a ingressar nos seus quadros, o que acabou por acontecer. Passado um mês António Miguel abandonou a recente empresa para regressar à antiga. Questionado sobre os motivos de tal decisão, respondeu que tinha regressado dado que no novo emprego encontrou um ambiente hostil, ninguém lhe deu as boas vindas nem nenhum director se tinha apresentado a ele. Sentiu-se abandonado.
Serve esta história para ilustrar a importância que o isolamento tem nas pessoas, podendo este ser um sentimento devastador, principalmente, quando associado a um sentimento de rejeição.
Existem diversas definições de solidão, mas há em todas elas 3 aspectos que lhes são comuns: é uma experiência subjectiva, que não pode estar relacionada com o isolamento objectivo; é psicologicamente desagradável e resulta de um relacionamento deficiente. A história toca no centro da solidão: a insatisfação em relação ao nosso espaço e relacionamento social e pode, por vezes, tomar formas patológicas.
A solidão pode ser encarada como um traço de personalidade em que a pessoa sente a solidão por longos períodos da sua história de vida, ou um estado psicológico em que o individuo a experiencia por diferentes lapsos de tempo.
A solidão é consequência da interacção de factores situacionais e das características pessoais (Shaver, Furnam e Buhrmester, 1985), e pode ser avaliada através de modelos conceptuais, existindo diversos instrumentos de avaliação sendo o mais utilizado a Escala de Solidão da UCLA (University of California at Los Angeles).
Grande parte das vezes as empresas falham em criar programas e ambientes eficazes para que os seus colaboradores se sintam organizacionalmente integrados e relacionados. Isto é tanto mais absurdo quando está cientificamente provado que os indivíduos se aplicam mais profissionalmente na presença de outras pessoas e cuja contribuição possa ser identificada.
No grupo, quando alguém se sente excluído, é natural que surjam questões de insegurança mas isso não pode desenvolver situações de afastamento até estas serem bem percebidas, pelo que a sua clarificação junto daqueles que estão próximos é primária. Expressar a preocupação de forma clara e honesta, evitando discursos longos e não se colocar à defesa numa posição de vítima é o primeiro passo a dar. Existem três razões que impedem de enfrentar os problemas: a negação; a impossibilidade de aceitar a responsabilidade ou o fracasso e os hábitos consolidados.
Verificar se a organização pratica a inclusão é outra dos factores de avaliação. O comportamento das chefias e dos restantes colaboradores, a condução das reuniões, a partilha da informação formal e informal, são fundamentais para perceber isso.
E não deixe nunca de perguntar a si mesmo se não está a exagerar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju