Na medicina moderna ainda se acredita que só o cérebro e o sistema nervoso central (SNC) são capazes de responder a estímulos e mudar assim o seu comportamento.
Contudo, já em 1974, Robert Adler, descobriu que para além deles, também o sistema imunológico é capaz de aprender e interpretar. Francisco Varela, chamou-lhe até a mente do corpo, na medida em que ele tinha um sentido de identidade, identificando o que lhe pertence e o que não lhe é próprio. Este reconhecimento é efectuado pelas células imunológicas que percorrem todo o corpo, através do sangue, e que “atacam” as células desconhecidas, defendendo-nos contra virús, bactérias e outros “intrusos”.
A descoberta de Adler originou uma nova vista sobre a relação entre o sistema imunológico e o sistema nervoso central, entre os quais se estabelece uma comunicação biológica complexa, que tornam a mente, as emoções e o corpo intimamente interligados e não como entidades separadas.
Sabe-se hoje que as emoções têm um efeito físico directo sobre o sistema imunológico, através do sistema nervoso autónomo, que é central para o seu funcionamento.
Emoções como a ira, a ansiedade e a depressão são assim emoções “tóxicas” e que podem conduzir a problemas de a saúde. O efeito do stress e ainda mais grave.
Por isso, ainda que lhes pareça que o pior está para vir, tenham pensamentos positivos e descontraiam-se que isso ajuda a mantê-los saudáveis.
Desejos de uma produtiva e alegre semana de trabalho e SINTAM-SE VIVOS!!
Comentários