No meu serviço militar obrigatório, trabalhei com um homem que no inicio me disse o seguinte: "só há uma coisa que nunca me pode dizer - não tenho tempo".
Até hoje nunca mais pronunciei tal frase.
1 - Escreva-o literalmente. Anote imediatamente tudo,
actividades, projectos e compromissos e aplique também esta regra às tarefas de
rotina ou triviais. Esta é a única forma de se conseguir controlar tudo o que
aontece e dedicar mais tempo ao que é importante.
2 - Planeie o dia de trabalho na véspera. Isso ajuda o
subconsciente a trabalhar as capacidades criativas enquanto dorme e evita o
receio de enfrentar o dia seguinte sem saber o que vai fazer.
3 - Faça uma estimativa do tempo e estabeleça limites. O tempo
vale mais do que dinheiro. Existem tarefas que, se não for estabelecido tempo,
exigem uma atenção potencialmente infinita.
4 - Não preencha o seu dia até ao último minuto com projectos.
Um planeamento diário realista deve incluir apenas o que é exequível. Não
subestime o tempo que as tarefas ocupam. Respeite a regra dos 60-20-20: 60%
para os projectos; 20% a inesperados e os outros 20% a contactos e relações
sociais.
5 - Agregue tarefas correlativas para o mesmo período de tempo o
que confere uma estrutura coordenada ao dia. Não se deixe escravizar pelos
planos e mantenha a flexibilidade.
6 - Centre-se nas prioridades. Comece pelas tarefas importantes
e não pelas urgentes. Interrogue-se sempre: isto é de facto importante? Ajuda-me
a concretizar os meus objectivos? Aprenda a dizer não. Diga não quando é possível,
diga sim quando é necessário.
7 -Concentre-se nos factos positivos e programe algo divertido
Comentários