Avançar para o conteúdo principal

Gerações no Mercado de Trabalho

Actualmente no mercado de trabalho concorrem três tipos de geração distintas, nascidos em períodos diferentes, com experiências de vida diferentes, valores e expectativas únicas: os Baby Boomers nascidos entre 1947 e 1966; a Geração X nascidos entre 1967 e 1979 e a Geração Y nascidos entre 1980 e 1999).
42-21059389
Os Baby Boomers nasceram e cresceram em franca prosperidade e segurança económica. Têm um forte sentido de lealdade para com a empresa permanecendo uma vida sempre na mesma e dedicando-lhe muitas horas. As suas características de competitividade advêm do facto de serem muitos no mercado de trabalho. As suas motivações são criadas pela busca de salários altos e promoções.
10019008
As Geração X, demograficamente descrita como a mais pequena, são os filhos dos Baby Boomers. Devido ao facto de terem crescido com os pais ausentes, apresentam traços de personalidade ao nível da autoconfiança, do individualismo e com a preocupação em estabelecer o equilíbrio entre trabalho e família. Como são avaliados pelo seu desempenho, são muito menos leais para com a empresa e fortemente orientados para os resultados.
BL190620081805031
As Geração Y, nasceram já na era do conhecimento, são ávidos de aprendizagem e pela busca do desafio, muito educados e com maiores preocupações éticas. Sentem-se bem a lidar com as novas tecnologias. Para eles, mais do que o salário, importante é o significado do trabalho e a sua valorização integrado numa equipa num esforço para alcançar objectivos pessoais. Esforçam-se por equilibrar as forças entre o trabalho e a família mas já num âmbito de responsabilidade social.
Numa análise longitudinal é possível afirmar que as pessoas, na sua relação com o trabalho, mudaram. Actualmente a empregabilidade é caracterizada por uma maior autonomia, por uma aprendizagem contínua na procura de mais competências valorizando o currículo profissional de forma a aproveitar mais oportunidades e consequentemente por uma maior rotatividade de emprego. Hoje, os trabalhadores (colaboradores) não são mais apenas entidades económicas, eles pensam, fazem escolhas e têm uma visão moral ampla da sociedade.
Nos próximos 10 anos, 43% da força de trabalho dos Baby Boomers, estará na idade da reforma, ficando marcado pela extinção das competências profissionais críticas e experiências longas e únicas.
Por isso, hoje, é fundamental que as empresas saibam lidar com os seus recursos humanos, compreender a natureza do trabalho e associar às três grandes funções da gestão de recursos humanos (adequação, integração e optimização) a de retenção dos melhores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju