Avançar para o conteúdo principal

O que nasceu primeiro: a economia ou o desemprego?

images
Diariamente temos sido bombardeados com assuntos sobre a crise económica.
As dívidas soberanas, tendo como pano de fundo a situação grega, têm servido para o agravar da luta entre Estados (tenho dificuldade em chamar Nações), inclusive no centro da própria Europa. Pasme-se a reacção hostil da China à proposta que existe no Senado norte-americano para protecção do comércio interno.
O envolvimento de grandes bancos europeus em empréstimos obrigacionistas e a intervenção do BCE na regulação das dividas e controle da especulação mais não têm do que servido para prolongar as indecisões politicas. Na sua continuidade a Europa (suponho que unida dado que foi Merkel que falou) já trabalha num plano de recapitalização da banca.
Numa Europa que se diz historicamente central e onde se produziram grandes decisões no âmbito do humanismo político, tem-se assistido, nas últimas duas décadas, à importação da ideologia norte americana onde, à sua imagem, o sonho deu vantagem a uma minoria e se tem tornado o pesadelo para a maioria.
A economia, as empresas, os mercados e/ou as bolsas têm absorvido grande parte dos editoriais e noticias.
Ainda hoje o PR, no seu discurso à República (que continua mais interessada no tempo de praia), utilizou expressões como: "ilusão do passado"; "disciplina orçamental";  "poupança"; "vivemos muitos anos na letargia do consumo fácil, acomodamo-nos em excesso".
Angela Merkel utilizou o mesmo padrão ontem quando afirmou que a zona euro tem que compreender que o tempo de viver acima das possibilidades acabou de uma vez por todas.
O que se continua a verificar é que o discurso político é direccionado para a maioria enquanto as acções políticas, muitas por omissão, continuam direccionadas para a minoria.
Os primeiros vivem na terra os segundos continuam a viver no céu.
Aqui na terra, segundo dados do último relatório da OCDE, existem 44 milhões de desempregados nos 34 países que integram esta organização, o que aponta uma globalização do problema. Só nos EUA são 13 milhões.
Este é o lado menos visível desta crise mas a que se apresenta com contornos mais graves já que não se prevê uma diminuição nos próximos tempos. As empresas morrem, mas as pessoas ficam por cá.
Ainda que a grande preocupação neste índice incida sobre os jovens (em 2012, 1 em cada 5 não terá trabalho) verifica-se que o flagelo atinge todas as gerações com crescendo incidência também para os desempregados de longa duração.
Segundo aquele relatório, o desemprego entre os jovens vai atingir 17% em 2012, mais do dobro da taxa de desemprego total, sendo que na Europa será na ordem dos 20%. Refira-se que no estudo não entraram os jovens que deixaram os sistemas de ensino.
São 16,7 milhões os jovens, nos 26 países desenvolvidos da OCDE, que não estudam, não trabalham nem têm formação profissional. Destes, 10 milhões estão completamente inactivos e já deixaram de procurar emprego. Esta é a geração mais penalizada no presente e no futuro já que, simultaneamente ao facto de não haver criação de emprego, aquele que existe ou é criado, é precário. Esta é uma das razões porque os jovens estão a sair mais tarde de casa dos pais.
20110917_INC611
O desemprego de longa duração (superior a 1 ano) é também um problema com tendência a agravar-se. Nos EUA já atinge 30% dos desempregados e em Espanha ultrapassa os 40%. Este segmento enfrenta o enfraquecimento das competências profissionais face a um mercado de trabalho em evolução, com consequências graves nas finanças públicas. Para além disso, leva à marginalização e a uma perda significativa de motivação e auto estima com implicações graves na saúde individual e familiar.
Alguns analistas afirmam que o problema do desemprego é anterior à crise de 2008 e que é necessário haver crescimento económico para possibilitar a criação de emprego, mas o facto é que as alterações de políticas nos países ocidentais têm favorecido a contracção económica o que reduz as expectativas de recuperação.
O previsível aumento do desemprego vai prejudicar mais a classe média e que ainda vai servindo de “tampão” às convulsões sociais. A evolução social na Grécia é, acerca disso, um indicador relevante ao qual os líderes europeus têm sido pouco sensíveis dado que estão mais preocupados com a economia (e com a “saúde” dos credores). O desespero já tomou conta do governo e o ministro grego da economia já afirmou que o principal problema da Grécia é a insegurança.
Merkl afirmou ontem também que ninguém calcula os prejuízos advindos se a Grécia falir e sair do euro. Será que alguém adivinha os problemas que surgirão se a maioria na terra quiser dar de comer aos seus filhos e não tiver? Acho que cairá o céu e aqueles que lá estão.
Eu não sei quem veio primeiro mas acho que, neste momento, são prioritárias políticas de criação de emprego e só depois económicas sob pena do velho continente se dividir e se tornar num tabuleiro de guerrilhas globais e imprevisíveis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju