Avançar para o conteúdo principal

Nem sempre os cartazes são usados da melhor forma

Hoje li uma noticia que divulgava o seguinte:
      Uma empresa espanhola, de embalagens para fruta, situada na cidade de Murcia, obrigava as funcionárias a usarem um cartaz quando iam à casa de banho.
     O cartaz dizia "aseo" - casa de banho - e era colocado ao pescoço depois de pedirem autorização à encarregada.
     A empresa tem mais de 400 trabalhadoras (era assim que estava na noticia o que se supõe serem só mulheres) e só existiam 3 cartazes.
      Depois de dada a permissão, a pessoa tem apenas 5 minutos para fazer as necessidades sob pena de lhe ser descontado 30 minutos no final do dia de trabalho.
       Questionada sobre o assunto, a administração da empresa pronunciou-se dizendo que o cartaz poderia ser levado na mão ou dentro do bolso e não necessariamente ao pescoço.   

O caso que parece tirado de um livro de humor sádico é bastante sério e merece, pelo menos reflexão, já que pedir justiça é assunto a morrer no vazio.

Primeiro porque se passou em Espanha, mas poderia ter sido cá ou noutro qualquer pais desenvolvido, assim como poderia ter sido esta ou outra história com outro cenário, outros actores, mas com o mesmo argumento. 

Depois porque tem o perfil da necessidade de sofrer para sobreviver, do preconceito de género, da falta de criminalização para actos que atentam contra a dignidade humana e da criação ilícita de riqueza, tudo traços que se vão agudizar nos próximos tempos,

Cenários como este não faltarão por ai sob o estigma da falta de produtividade.
    


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju