Avançar para o conteúdo principal

Futebol e desporto não é a mesma coisa

Deveria estar, por ai, nos meus 9 anos de idade quando comecei a jogar ténis de mesa no Sporting Clube de Alenquer, saído do rancho folclórico por não consegui segurar o barrete na cabeça aquando os rodopios dos verde-gaio ou dos viras. Por pequeno na altura, mal conseguia chegar aos pontos fechados da mesa não se constituindo isso na impossibilidade de prosseguir a aprendizagem dos movimentos rápidos de pernas e spins que, mais tarde, haveria de conseguir. A culpa pela persistência foi do Jorge Catarino, figura carismática do ping-pong em Alenquer que me arranjou uma raquete à medida da mão, fazendo-me esquecer o barrete que me caía, e que o Zé Maria nunca conseguiu ajustar na cabeça para os rodopios. Se a mesa do ténis de mesa foi a medida para o meu crescimento físico, o Jorge Catarino, mais do que os meus pais, foi o mentor para o meu desenvolvimento social, e o culpado por, aos 12 anos, já estar na posse da chave de casa para chegar depois da meia-noite.

Um dia destes encontrei-o, agora com quase 80 anos, com o mesmo brilho nos olhos quando se fala em ténis de mesa. Continua a ir às escolas de Alenquer à procura de jovens e a treiná-los com o mesmo rigor e verdade desportiva com que me obrigou a crescer. Está muito difícil encontrar miúdos para jogar ping-pong, dizia-me ele. Prosseguia na lamentação: agora todos querem ser o Ronaldo, até mesmo as miúdas já só querem jogar futebol. Mesmo indo busca-los e pô-los a casa não querem, e os pais também já só ligam ao futebol.

José Vala, treinador do Caldas SC, dizia esta semana, depois de jogar em casa com o Benfica e estrear um relvado novo que custou 250 mil euros, que tem 400 miúdos a treinar futebol e a sua preocupação é saber se estes miúdos têm transporte para regressar a casa depois do treino. Universo diferente, preocupações distintas.

O futebol faz mal à sociedade porque distrai da noção de bem-estar individual e social. Esvazia-a das mentes, o que é central para que o futebol viva. 

Não parecem existir estudos em Portugal sobre o nível de escolaridade no futebol profissional. Mas basta atender a uma notícia recente que mereceu honras de primeira página sobre o António Silva (18 anos), jogador do Benfica, na qual ele dizia que a sua preocupação, agora, é acabar o 12º ano, para perceber o quanto esta ideia universal de que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento humano, crias noticias.

Segundo a ONU, a educação é fundamental para que:

"que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável" (Fonte Nações Unidas. https://unric.org/pt/objetivo-4-educacao-de-qualidade-2/)

Num pequeno estudo para tese de mestrado, no estado do Pernambuco no Brasil, da amostra, 14% tinha o ensino básico, 70% o ensino médio e apenas 16% o ensino superior, concluindo que a educação não é, nem de longe nem de perto, o maior investimento que os jogadores, clubes e empresários colocam como prioritário. Pese embora o risco da extrapolação da conclusão para a generalidade, seja no Brasil seja para o panorama em Portugal, o senso comum não deverá andar muito longe.

O futebol profissional cria a ilusão de que a excecionalidade está ao alcance de qualquer um. Singularidade que, alcançável a poucos, persiste nos comuns. Alimenta o sonho de ganhar milhões para sustentar reformas idílicas. Um absurdo. Jogar no euro milhões é uma melhor tentativa já que a cegueira é diluída pela esperança. No futebol, a esperança e o sonho, estão viciados pela vulgaridade que não existe nos Jorges Catarinos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju