Avançar para o conteúdo principal

A evolução para a corrida natural


Há cerca de 6 meses, cansado de lesões, decidi “entrar” no conceito da corrida natural. O objectivo era reforçar os músculos ao nível dos gémeos e soleares.

Depois de ler alguns artigos, comprei uns ténis intermediários que alternei com os que utilizava normalmente para uma melhor adaptação face às diferenças técnicas entre eles.

Passado este tempo, verifiquei que o desgaste da sola destes tinha ocorrido ao nível do calcanhar (exactamente no mesmo sitio dos outros).
Percebi que não tinha interiorizado correctamente o conceito e cometidos erros evitáveis.




Voltei, novamente, a percorrer artigos sobre o assunto. Hoje fiz uma corrida procurando uma passada já dentro do conceito de corrida natural. E senti a diferença.

Deixo aqui o meu testemunho sobre o assunto.

Primeiro, a corrida natural é uma filosofia de corrida. Isto quer dizer que não é mais, nem menos, correcta do que qualquer outra. No meu caso, a zona de impacto faz mais sentido dentro desta filosofia e, como pratiquei ténis de mesa de competição durante muitos anos, os principais músculos solicitados já foram habituados e desenvolvidos para isso.

A defesa desta filosofia está assente na zona do impacto que se deve situar do meio do pé para a frente. Desta forma, o amortecimento é ajudado por músculos e tendões que não são tão utilizados quando o impacto se faz no calcanhar. É o caso do solear e do tendão de Aquiles.

Por isso, o fundamental é corrigir a passada e a postura da corrida. Não é fácil para quem está habituado a pousar primeiro o calcanhar (há exercícios iniciais para ajudar na correcção). As duas situações extremas em que a diferença é brutal é nas subidas (mais fácil) e descidas.

As passadas devem ser mais curtas e o pé que vai à frente ficar apenas ligeiramente adiantado relativamente à anca que deve ser empurrada para a frente. Em caso de aumento de velocidade o que aumenta é o ritmo da passada e não o aumento da distância entre cada passada.

Devemos sentir o impacto na planta do pé e não no calcanhar e evitar a contracção muscular.

Só depois de corrigida a passada e postura se deve comprar os ténis minimalistas e ir diminuindo o drop e o amortecimento.

Sempre a tempo de aprender.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju