Avançar para o conteúdo principal

Uma visão doente sobre a pobreza

A revista do Expresso de 20/01/2023 traz um artigo (pág.26), assinado por Henrique Raposo, com o título “A cura da pobreza”. No subtítulo o autor reforça a ideia de “cura” utilizando argumentos como “neurociência da pobreza”; “doenças mentais”; “comportamento à pobre” ou ainda “tratamento”. São, na verdade, argumentos provocatórios para um fenómeno bastante estudado, que se situa na área das ciências sociais e no âmbito dos Direitos Humanos e que, por isso, dizem respeito a toda a sociedade.

A pobreza não é um fenómeno individual e conjuntural. É social e estrutural. A sua origem remonta à revolução industrial e está assente nas desigualdades sociais, na ineficiente distribuição do rendimento e numa construção e consolidação ideológica que as sociedades ocidentais criaram, para a explicar, em desfavor dos mais desfavorecidos. Apesar de a partir dos anos 80 começar a haver um forte movimento de deslocamento da pobreza material para a pobreza multidimensional, com base em estudos empíricos nas áreas da sociologia e psicologia, mantém-se um aproveitamento das novas ciências, nomeadamente a neurociência, para justificar estereótipos classistas, e perpetuar mitos de senso comum do Séc. XIX. É o caso do artigo que atribui a pobreza a uma doença mental.

O autor começa por descrever a “criança pobre” como um individuo que sofre de stress crónico “porque a sua rua é perigosa, porque a sua casa é péssima……O seu espírito nunca sossega”. No meu prédio vive uma família com dois filhos que, antes da pandemia, vivia uma vida desafogada. Ambos ficaram desempregados. O resto da estória o cérebro, daqueles que não têm doença mental, encarrega-se de a contar. Não considero que vivam numa rua perigosa, sei que têm uma casa com boas condições, mas ……. vivem permanentemente desassossegados pelo futuro. É normal. E, na verdade, o stress crónico, afecta também pessoas materialmente favorecidas. E, também, os filhos destes. O que quero dizer com este exemplo é que a pobreza não afeta todos por igual nem as consequências são as mesmas para todos os pobres. Hoje, mais do que em qualquer outra altura, face às incertezas e riscos, qualquer pessoa pode cair na pobreza. Quando o autor fala na “criança pobre” está a estigmatizar um grupo. Está a enviesar o discurso para a guetização. Na ruas, nos prédios, nas escolas, na sociedade. O que existe são crianças que vivem em situação desfavorecida e vulnerável relativamente a outros. Que entram e saem da condição de pobreza (uns conseguem mais depressa, outros mais rápido, outros, infelizmente, não conseguem) e que começaram a experienciar essa situação por causas diversas, em locais diversos e em contextos diversos.

O autor recorre depois à epigenética para sustentar uma série de movimentos químicos que justificam a diferença entre os cérebros dos pobres e os dos outros. Utiliza “neurociência da pobreza” uma outra imagem de segregação social. Há ali uma palavra que falta (não sei se propositadamente) que é plasticidade. O nome que os cientistas atribuíram à capacidade do cérebro para mudar a sua estrutura e o seu funcionamento como reacção ao meio envolvente. Isto acontece ao longo de toda a nossa vida e a todas as pessoas. É neste enquadramento que entra a epigenética, com os neurotransmissores e neuromodeladores (entre outros), que justificam a determinação que o meio envolvente tem no desenvolvimento humano. Por exemplo, uma explicação dos abusos sexuais da igreja pode ser defendida com base na epigenética. Ou, outro exemplo, a epigenética também pode explicar porque razão Elon Musk despediu mais de 6.000 colaboradores quando comprou o twitter. 

A estrutura e o funcionamento cerebral de um aborígene da Austrália é diferente de um europeu. É por isso também que os cérebros dos cegos têm um sentido auditivo mais desenvolvido. Mas o cérebro humano é um só. Obedece ao mesmo plano de construção em todos nós quando somos concebidos. O autor também refer a parte primária e antiga do cérebro desconhecendo que o modelo triuno (sobrevivência, emocional e racional) é um dos mais bem-sucedidos e generalizados erros de toda a ciência.

Aproveitando o bombardeamento químico e biológico cerebral (faltou a parte eléctrica), o autor utiliza a manipulação para atribuir à pobreza doenças como a obesidade, a diabetes e a “irracionalidade” de comprar raspadinhas ou tomar o pequeno-almoço no café, naquilo a que se pode chamar de “crenças populares” normalmente utilizadas por discursos nacionalistas que se podem transformar num instrumento político poderoso. Defende a intergeracionalidade da pobreza com base no ADN que passa de pais para filhos quando se sabe que, no desenvolvimento humano, a parte genética de um individuo conta muito menos quando comparada com a influência da realidade social.

Aquilo que se sabe hoje, com toda a certeza, é que a exposição à pobreza prejudica o normal desenvolvimento do cérebro. E quanto mais persistente pior. Mas o mesmo acontece com todas as pessoas que estão expostas ao stress. Apesar da ciência ainda não conseguir explicar de que forma isso acontece, sabe-se que, no caso da pobreza, está ligada a um menor desempenho escolar e a menos anos de escolarização. Aliás, dados do ICOR 2021 evidenciam que, quanto mais avançada é a escolaridade dos pais, menor é a percentagem de crianças que se encontram em privação material e social e melhor é o seu rendimento escolar. Nas palavras do autor o problema da baixa escolaridade das crianças pobres é que “a escola está a impor um software que não corre no seu hardware neurológico, que é preciso consertar”. Sabendo que, em 2021,Portugal foi um dos últimos países da EU com níveis de escolaridade mais baixa, haverá por aqui muito software a necessitar de conserto.

Numa coisa concordamos, a pobreza é um fenómeno que prejudica a tomada de decisão levando os indivíduos a escolhas erradas. E isso é muito bem explicado pela economia comportamental. Mas não se trata a pobreza. Combate-se a pobreza. Viver na pobreza é viver com privações que impedem os indivíduos de levarem a vida que ambicionam. De terem acesso a serviços básicos, mas também a direitos sociais garantidos e a oportunidades para poder levar a vida que anseiam, privando-os de fazer escolhas e exercer direitos de cidadania. É um problema de exercício de liberdades. Se as privações das necessidades básicas não forem removidas, nomeadamente por insuficiência de rendimentos, os indivíduos podem ficar retidos na armadilha da pobreza e condicionados nas suas escolhas. Segundo dados do INE, publicados em Janeiro último, 19,4% da população estava em risco de pobreza ou exclusão social após transferências sociais. Se não se considerarem as transferências sociais esta percentagem sobe acima dos 40%. Há até cientistas sociais que defendam ser maior se considerarmos indicadores de pobreza subjetiva. É muita gente com problemas de saúde mental para ser tratada.

O combate à pobreza é um esforço que tem de partir de toda a sociedade e ir muito mais além do que o saco de alimentos, tão necessário, que compramos. Acima de tudo é um problema de inclusão, de igualdade de oportunidades. Sabe-se, com toda a certeza, que as soluções de combate à pobreza são mais eficazes quando os pobres são ouvidos e participam nelas. É por isso que organismos internacionais como a ONU e o Banco Mundial têm vindo a apelar à inovação para novos programas e iniciativas a nível comunitário e na participação cidadã como formas mais eficazes à erradicação da pobreza. Este é até o ponto primeiro dos ODS's.

Considerando o conhecimento que a psicologia comportamental e as ciências sociais tem aportado a este fenómeno, trazer a pobreza para o foro das doenças mentais, sabendo à partida que os doentes mentais são pessoas socialmente estigmatizadas, é uma narrativa perigosa que esconde uma reserva mental, que se fosse tomada a serio, em determinada altura, substituiríamos o comprimido vermelho da pobreza, por um azul para os negros, um branco para os LGBT's ou um verde para os judeus.


Notas: 

A propósito de saúde e doença mental aconselha-se ouvir o podcast de jornalismo de investigação do Fumaça, "Desassossego"

A propósito da pobreza aconselha-se a ler Amartyan Sen e Deepa Narayan

A propósito do cérebro aconselha-se a ler o último livro da Lisa Feldman Barrett "7 lições e meia sobre o cérebro"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Erros na Avaliação de Desempenho

Estamos em final de ano o que significa que mais uma vez vamos ser avaliados no nosso desempenho anual. Aos avaliadores nunca é demais relembrar os erros (mais) comuns na Avaliação de Desempenho, situando as devidas adaptações de cada método em causa, de forma a tomar consciência que as distorções, mesmo que involuntárias, podem provocar a diminuição da objectividade e efeitos pretendidos com o processo. Aqui vão os erros mais comuns: Efeito de Halo/Horn – Tendência para alargar a todo o desempenho aspectos positivos ou negativos desse desempenho. O avaliador generaliza a todo o desempenho uma opinião favorável (Halo) ou desfavorável (Horn) de uma característica isolada ou comportamento especifico. Tendência Central – Tendência para atribuir nota média, evitando classificações baixas com receio de prejudicar ou elevadas com receio de se comprometer para o ano seguinte. Efeito de Recenticidade – Tendência para dar relevância a situações recentes que marcaram o desempe

Cheleiros - Cascata de Anços - Cheleiros

Percurso circular com cerca de 13 Km. Dificuldade moderada. Data: 15/05/2017 Duração: 4h50m O trilho tem inicio em Cheleiros junto ao edificio da Junta de Freguesia. Atravessa-se a estrada principal e segue-se descendo até ao rio. Sempre por dentro da vila, passa-se pela Casa da Paz (fotos). Inicio do percurso em Cheleiros. Casa da Paz. Indicação de alguns sitios interessantes ao longo do percurso Chegando à ponte vira-se à esquerda iniciando o trilho propriamente dito. Depois de 1,5Km e de uma subida com cerca 150m chegamos à aldeia da Mata Pequena que se situa em plena Zona de Protecção Especial do penedo do Lexim. Sempre bela e em diversos preparativos para o período de férias. Depois de uma visita e de algumas fotos, lá seguimos o trilho que nos levaria ao Penedo de Lexim, troço que é na ordem dos 4 km e subida a uma quota de 270.  As vistas são soberbas. Aqui o trilh

Pelo Vale da Ribeira do Mogo

08/11/2017 Percurso circular com uma extensão de 13,5Km (concelho de Alcobaça). Iniciei na Chiqueda Grande, junto à ponte sobre o Rio Alcoa, cuja nascente cársica fica um pouco mais acima e é uma das mais importantes da região pelo seu caudal extenso. Foi feito no sentido contrario aos ponteiros do relógio o que permitiu entrar logo no Vale e evitar uma subida bastante acentuada. Este Vale da Ribeira do Mogo situa-se no sopé da vertente oeste da Serra dos Candeeiros, atravessando a freguesia de Aljubarrota. É um percurso sinuoso, de fácil caminho e denso de vegetação, com predominância dos carvalhos, medronheiros e sobreiros Bastante húmido, mesmo nesta época que predomina a falta de chuva (bastante grave este ano). Aparentemente ao longo do trilho, este é acompanhado por uma levada natural (seca nesta altura) indiciando ter bastante água no inverno. O final deste Vale desemboca na Estrada Principal que vem do Carvalhal para Ataija de Cima, ju